domingo, 6 de novembro de 2011

Redes Sociais e a Comunicação Social

Nos dias de hoje as tecnologias comunicacionais ocupam um papel central nas mudanças experimentadas em todos os aspectos da vida social contemporânea. Elas participam cada vez mais de processos de relacionamentos e de tomadas de decisões que envolvem o mundo governamental, empresarial, da sociedade civil, de grupos sociais e de comunidades, constituindo assim mais uma ferramenta para a construção de laços sociais, bem como do fortalecimento de processos democráticos e da cidadania.

Na internet, as chamadas redes sociais são uma espécie de “redes de comunicação “que reúnem variados tipos de linguagem, desde a linguagem simbólica, até a forma correta do uso do português, essas ditas redes sociais possui uma diversificada fronteira cultural juntamente com a relação de poder, pois instituem diferentes formas de organização social, na medida em que rompem com os tradicionais modelos de comunicação social. Elas têm se firmado como um espaço colaborativo de aprendizagem e formação, de troca de informação e negócios, se estabelecendo, também, como novo estatuto mediador de relações culturais, econômicas, políticas e de trabalho.

No entanto, essas redes sociais, em muitos casos, podem acabar acabar prejudicando a vida social das pessoas que são consumidoras e acessam diariamente as redes sociais. Toda essa organização e grande parte dessas atualizações de sites desse gênero são rápidas demais, podendo prejudicar uma compreensão adequada do cérebro e prejudicando especialmente o desenvolvimento emocional de jovens. O risco principal é tornar esses internautas indiferentes ao sofrimento alheio, uma vez que eles não têm tempo de refletir sobre as informações que recebem. Concluímos assim que as redes sociais podem sim ser boas e de grande utilidade, mas na maioria das vezes podem ser prejudiciais.



Acadêmicas: Andressa Monique Vaccarin e Tatiana Paula Luneburguer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá
Vou adorar receber seu comentário.